| |

23 ago 2012

Después del Braga-Udinese : las noches en
que el Fútbol tiene mucho de injusto

MINHO TRIBUNA, Redacción.
El Sporting Clube de Braga, pese al empate final a un gol que da ventaja a los italianos por aquello de los goles marcados fuera y su validez en caso de empate tras la vuelta, demostró anoche que en nada es inferior al cuadro de Di Natale y compañía. Y eso que el presupuesto del Udinese es 6 veces superior al del SCB. Que ya se dice pronto... Pese a ello, en momento alguno, el cuadro arsenalista fue inferior, sino claramente superior, al equipo rival, en el match presenciado por 15.000 espectadores en el estadio Axa, este miércoles de temperatura alta (23 grados) y humedad elevada (83%) a la hora del partido en la ciudad bracarense.
Estas fueron nuestras conclusiones tras lo que vimos sobre el césped bien cuidado del estadio municipal de Braga. 

1.- "Não ganhamos. Mas fomos muito superiores ao Udinese", referen os suporters do Braga. E estao a dizer verdade. Ficou claro durante o jogo, mas muito especialmente na última meia hora.

2.- Os italianos tiveram enorme fortuna. O cabezazo de Basta foi o melhor de toda sua vida futbolística, mas foi uma das duas ocasioes claras criadas em todo o jogo pelos trasalpinos.

3.-O golo de Ismaily foi maravilhoso. O melhor de toda sua vida futbolística. Mas foi a guinda no pastel do futebol muito superior ao de seu rival que ofereceu o Braga nesta noite da que, entendemos, não temos saído decepcionados do estádio AXA nenhum dos que simpatizamos com o SCB.

4.- Parece que Ismaily tem todas as condições para triunfar no Braga. Ontem, com muito, demonstrou-nos -como em Lisboa- que pode chegar a ser um lateral esquerdo muito importante.

5.- A oportuna mudança de Rubén Micael revolucionou o jogo. Lástima que Rubén Amorìn não tivesse entrado dantes para refrescar um pouco mais a equipa.

6.- Peseiro parece um treinador prático, que não inventa, que -ainda que comete erros- costuma tocar a tecla apropriada do piano para que soe bem a melodia. Que siga nessa linha!

7.- Ainda que estará obrigado a marcar em Udine para seguir adiante, a dimensão que o Braga ofereceu nesta quarta-feira, faz pensar que a eliminatória está como ao princípio, ao 50% : absolutamente aberta

8.- "Se finalmente ficasemos eliminados em Udine, mas fazemo-lo com a dignidade e a entrega que o Braga evidenciu esta noite, não há dúvida que todos sentiremos o mesmo que hoje sentimos : o profundo orgulho de ter uma equipa asi e de ser do Sporting Clube de Braga", era o critério geral dos seguidores do Braga na saída ontem á noite do AXA.

9.- Peseiro fez o que tinha que fazer : não alinhar a Doglao tivesse sido lhe marcar, assinalar com o dedo para o resto da temporada. Dar-lhe a oportunidade de reabilitar num partido tão difícil, é gesto de um treinador inteligente; outro não o tivesse feito; Peseiro soube fazer com Douglao o que tinha que fazer... não lhe afundar. Agora segue tendo 3 centrais muito importantes. Se não tivesse alinhado -e recuperado- a Douglao, passaria a ter dois e médio...

9.- Toda a equipa do SCB lutou, batalhou a grande nível; mas há nomes próprios como o de Custódio. Vandinho tem sucessor por fim. E o Braga vai ter em Custódio o jogador comprometido e emblemático que procurava depois de partir o grande capitão.

e 10.- Noite importante, para a história do futebol europeio, a que viveram os que acudiram ao estádio AXA. E a que viveram pela televisão os braguistas que não puderam ir. "Não fomos derrotados por uma equipa que maneja um orçamento enormemente superior ao do Braga. E dominamos-lhes claramente e jogamos melhor que eles...", concluiram os adeptos braguistas. E seguiam a proclamar a grande verdade do jogo de esta quarta-feira en Braga.