| |

14 ago 2012

15 de agosto : día grande de peregrinos en la subida al monte Faro y romaría da Senhora

VALENÇA do MINHO (Redacción)
Valença celebra a tradicional Romaria e Peregrinação à Senhora do Faro, quarta-feira, 15 de Agosto. Dos festejos destaca-se a tradicional peregrinação a pé desde a cidade ao alto do Faro numa extensão de 7,5 Km's
    Centenas de peregrinos participam nesta secular caminhada que sai da Igreja da Colegiada de Santo Estêvão, às 8h00 e termina na Capela do Faro, no topo do monte, por volta das 11h00. Pelo percurso as povoações das freguesias de Valença, Ganfei e Gandra enfeitam o percurso com os tapetes e os mais diversos motivos florais.
    A 15 de Agosto Valença celebra a Assunção de Nossa Senhora uma das mais emblemáticas festividades religiosas do Alto Minho que todos os anos atrai milhares de devotos ao Parque do Monte do Faro. 


Monte do Faro - História 


A cerca de 5 quilómetros da vila de Valença, mas pertencendo à freguesia de Ganfei, situa-se um monte a 556 metros de altitude e com vistas deslumbrantes. Ele é, sem dúvida, um "ex-líbris" de Valença. Nele se situa a capela de Nossa Senhora do Faro. Este nome provém, talvez, de um facho (espécie de telégrafo, pois que acendendo-se uma fogueira, transmitia os sinais convencionais) que ali existiu e ainda funcionava entre 1640 e 1668.

A capela de Nossa Senhora do Faro, era outrora propriedade pertencente ao convento dos Frades Beneditinos, da Freguesia de Ganfei, que pela extinção das ordens religiosas, passou a ser propriedade do Estado. Mais tarde foi a capela vendida a d. Ana vitorino de Melo, da cidade de Braga, que, todos os anos, no dia 15 de Agosto, ali mandava rezar uma missa, quase sempre celebrada pelo abade de Ganfei.

Em 1862, por devoção de Domingos António Pereira do Vale, com licença da sua proprietária, realizou-se, nod dia 15 de Agosto, uma festa, com relativa solenidade, havendo missa solene, fogo e música. Em 1870 aa comissão administradora, composta por Ascêncio José dos Santos, como juiz, João Cândido de Almeida, como secretário e Manuel baptista Machado, como tesoureiro, mandou fazer os seguintes melhoramentos: coro da capella, soalho da mesma, alargamento do adro, escadas para o coro e plantação de árvores. Em 1871, a mesma comissão mandou fazer o oratório de Nossa Senhora. O devoto Domingos do Vale mandou encarnar a imagem de Nosaa Senhora do Faro. Em 1874, o Sr. Joaquim Pereira de Eça, marechal de campo reformado, por sua morte, deixou, além da quantia de 9$000 réis, a Nossa Senhora, para seu adorno e não podendo ser vendida, a comenda e o hábito da ordem militar de São bento de Aviz.
Em 7 de Abril de 1876, Ascêncio José dos Santos, José Isidoro Pereira do Vale e Manuel Baptista Machado, que faziam parte da Mesa Administradora, compraram a capela à sua porprietária, pela quantia de 219$570 réis, com todas as suas imagens: Nossa Senhora do Faro, Senhor Crucificado, São Bento, Santo Amaro, Santa Quitéria, Santa Luzia, Sant`Ana, etc.

O povo tem grandes devoção com a imgem de São Bento, oferecendo-lhe, por ocasiões das festas, ovos, sal, linho e dinheiro. Havia uma pequena imagem de Nossa Senhora do Faro, num oratório de folha, pintado de verde, que ermitão, em tempos antigos, trazia ao pescoço suspenso por uma correia, percorrendo várias freguesias do concelho a pedir esmola. Além das imagens, há um grupo em pedra, representado Nossa Senhora com o Menino Jesus ao colo e a figura de uma moura oferecendo um pequeno donativo. Tem a data de 1707.

 Em 26 de Abril de 1876, a comissão Administrativa, na presença de grande números de devotos, tomou posse de tudo quanto na capela existia, do que se lavrou o respectitivo auto, ficando assente que daquela data em diante se realizasse todos os anos uma romaria em louvor da Senhora do Faro, o que se tem levado a efeito. Em 7 de Abril do mesmo ano, os Azavedos de Ganfei, por escritura pública, cederam à comissão Administrativa a casa, com obrigação de, no dia da festa, cederam um dos aposentos para eles e suas famílias. Em 1877, por devoção de José Joaquim Rodrigues, da Vila Valença, foi mandada encarnar a imagem de São Bento.

Em 1884, por devoção de Manuel António de Barros foi também mandada encarnar a imagem de Sant`Ana. Em 1885, foi edificada no monte de Sant`Ana uma capela onde se venera a imagem do mesmo nome. No trajecto entre a capela da Virgem e o Monte de sant`Ana encontram-se vestígios dum pequeno edifício, que talvez em tempos remotos fosse a capela onde estivesse a imagem com a invocação que hoje se dá ao Monte.( Estes apontamentos são de 1883, de autoria desconhecida, e extraído d periódico Notícias de Valença de 1923.)

No monte do Faro realiza-se uma romaria, a 15 de Agosto, aonde acorrem muitos devotos da milagrosa imagem, vindos dos mais variados lugares do país e até da vizinha Espanha. Ainda, e relativamente à milagrosa Senhora do Faro, conta a lenda que um dos seus mais notáveis milagres terá sido o que a seguir descreve: Estando um homem desta terra cativo dos mouros em África,e preso com um grilhão aos pés, se encomendou, devotamente, a esta Senhora pedindo-lhe que o socorresse em transe tão difícil. Foi ouvido pois, segundo a lenda, deitou-se à noite na Berberia e amanheceu à porta desta capela com o mesmo grilhão nas pernas, o qual, para memória, esteve pendurado na capela-mor desta ermida.

 Junto a esta capela está uma ermida dedicada a sant`Ana. O Picoto de sant`Ana, como é chamado o lugar onde se encontra, é um ponto turísitico da região, pois proporciona a todos os que ali vão um deslumbrante panorama.

Além desta ermida, havia uma de São Vicente, situada num Monte abaixo do lugar das Azenhas, junto à Cacharia,e outro de Nossa Senhora do Carmo. Na parte por detrás da capela, no monte, encontram-se vestígios de muralha antiga, que poderiam ser restos de algum remoto castro. José Avelino de Almeida refere que "Entre as Azenhas e Vilar estava um penedo vazio por dentro, com algumas formas de copeiras e jazigos de camas. Cabiam nele dez ou doze pessoas e a porta eram dois penedos mais pequenos. Mostrava sinais de ter ali vivido alguém". Isto em 1866...

Para mais informaçao visitar :
http://www.montedofaro.com