| |

29 jul 2012

Valença do Minho > Referência do
Caminho Português para Santiago

VIGO / VALENÇA do MINHO (Redacción)
Um grupo de 90 peregrinos Missionários Passionistas pernoitou de 24 para 25 de Julho em Valença a Caminho de Santiago de Compostela. Esta peregrinação decorre no âmbito do encontro internacional de missionários passionistas que está a decorrer em Portugal.
Missionários de Portugal, Espanha, Brasil, Colombia, Porto Rico, México e Cuba pretendiam chegar a Santiago de Compostela sábado, 28 de Julho, numa caminhada que começou em Viana do Castelo, pelo Caminho Português.
Os Caminhos de Santiago são uma das marcas da identidade da cidade de Valença ponto de passagem e de confluência do Caminho Central e do Caminho da Costa, respeitantes ao Caminho Português para Santiago de Compostela.  Em Fontoura o Senhor dos Caminhos e o Cruzeiro Setecentista com o cajado e a vieira, em Cerdal a ponte romano/medieval, em Arão o lugar de Albergaria e em Valença a Praça-Forte, a Pedra Jacobeia do Cais e a Ponte Metálica Internacional, são marcas da história e simbologia jacobeia em Valença, associadas a muitas lendas como a da Rainha Santa Isabel e da Fonte Santa.
O Albergue de São Teotónio, em Valença, é um espaço de apoio e acolhimento aos peregrinos para Santiago e para Fátima referência nos caminhos de peregrinação.
O grande volume de peregrinos é português seguido, pelos espanhóis,  franceses, italianos e brasileiros, sendo possível encontrar, ainda, australianos, coreanos, mexicanos e sul-africanos, entre outras nacionalidades.